A psicologia por trás do fascínio de crianças com Minecraft




O jogo em que as pessoas têm liberdade para construir as coisas é a mais vendida no mundo e até se tornou um filme no cinema. O Minecraft é o melhor jogo de computador de venda do mundo e atrai pessoas de várias idades Getty Images via BBC Minecraft é o melhor jogo de computador de venda do mundo e recentemente chega aos cinemas com um filme de Minecraft. Não é de admirar que as crianças nunca se cansem de jogar. American AJ Minotti tem três filhos e todos adoram jogar Minecraft. Tanto o filho de dez anos quanto o filho mais novo de seis horas passam as coisas com uma quantidade infinita de blocos virtuais disponíveis no jogo. Minotti, que trabalha com marketing em Ohio, nos Estados Unidos, fica impressionado com o que eles são capazes de criar. “Pai, eu quero te mostrar uma coisa”, disse uma das filhas de Minotti segurando recentemente a tela do Nintendo Switch. Seu avatar estava na frente de uma cachoeira. Assim que ela apertou um botão, a água parou, revelando a entrada de uma caverna. No interior, havia uma construção subterrânea cheia de luzes interativas e um painel que exibia os itens que ela havia alcançado ao longo do jogo. “Parecia uma mansão underground”, diz Minotti, maravilhoso. “Fiquei super impressionado.” A filha seguiu alguns tutoriais no YouTube, mas também criou muitas coisas com suas próprias idéias. “Lembro -me de quando eu era criança e continuava mexendo no computador o tempo todo”, diz Minotti. O sucesso do jogo do Minecraft fez com que ele se adaptou a um filme de Holywood, lançado no início da mídia de abril da PA via BBC Minecraft, é um dos jogos mais populares de todos os tempos. Lançado em 2009, vendeu mais de 300 milhões de cópias até 2023. Além de semelhantes, como Roblox e Terraria, atrai jogadores de todas as idades, de crianças a adultos. O jogo é capaz de manter a atenção das crianças por horas, algo cada vez mais raro hoje, com tantas distrações. Mas alguns pais temem que o interesse das crianças em Minecraft se torne uma obsessão, ou mesmo um vício, pois geralmente é difícil levá -las à frente da tela do computador. A popularidade de Minecraft é tal que deu origem a uma adaptação cinematográfica: um filme de Minecraft, estrelado por Jack Black e Jason Momoa, e lançado no início deste mês. Segundo especialistas, é possível que haja fatores psicológicos e até evolutivos por trás do sucesso do Minecraft. Jogos como esse despertam um instinto natural que existe em todos nós, e que sustenta o progresso da espécie humana: o desejo de construir. Instituto Natural de Construção Se pensarmos bem, as crianças sempre gostaram de construir as coisas. Seja areia e casas de árvores, sejam objetos feitos com blocos de madeira, modelagem e peças de Lego. O Minecraft é apenas uma nova versão desse tipo de jogo, mas no espaço digital. Mas por que construir as coisas tão irresistíveis para muitas crianças? “Todos os mamíferos jogam quando são jovens”, diz Peter Gray, psicólogo que estuda formas de aprendizado infantil no Boston College em Massachussets, Estados Unidos. Animais predadores, por exemplo, brincam de pegar as coisas. Já a presa joga para Dodge. “Eles brincam com habilidades mais importantes para sua capacidade de desenvolvimento, sobrevivência e reprodução”, diz Gray. Mas, diferentemente de outros animais, os humanos devem grande parte de sua capacidade de sobrevivência de construir capacidade – da caça às ferramentas de caça. “Portanto, não é uma surpresa que a seleção natural tenha dotado de crianças de um forte instinto a brincar de construir as coisas”, ressalta. Gray também observa que as crianças brincam usando linguagem e imaginação, ou criam jogos com base em regras e interação social – aparentemente como parte da preparação para a idade adulta. O que as crianças escolhem construir enquanto brincam e a maneira como construem, tende a refletir a cultura em que vivem. “Não devemos nos surpreender com o fato de as crianças estarem tão atraídas por brincar no computador hoje, e isso não deve nos preocupar”, diz Gray. “As crianças sabem instintivamente que essas são as habilidades necessárias para desenvolver”. A psicologia por trás das crianças da Minecraft BBC Julian Togelius, cientista da computação da Universidade de Nova York, notou esse impulso para a construção decorrente de seu filho, que não tem até três anos. Na creche, ele já constrói túneis para passar com etiquetas e caminhões de brinquedos. Quando o filho de Togelius fica um pouco mais velho, será difícil resistir aos computadores. Segundo o cientista, os jogos de estilo Sandbox, como Minecraft, que dão aos jogadores liberdade para explorar a criatividade sem ter um objetivo específico, facilita a interação e a execução de tarefas no computador. “No mundo do Minecraft, criar algo é direto e simples”, explica ele. “É muito mais fácil do que escrever um código”. Em outras palavras, jogos como esse satisfazem nosso desejo natural de construir, algo que os computadores podem dificultar, especialmente para as crianças. Mas a construção não é a única atração. Embora o modo Sandbox permita que os jogadores criem liberdade, há também o modo de sobrevivência, no qual o jogador é desafiado a enfrentar inimigos. Minotti também aponta que há um lado social no jogo. Quando seus filhos não podem se encontrar pessoalmente com amigos ou primos, eles podem fazê -lo online. “Acaba se tornando um espaço virtual para a coexistência”. Talvez seja melhor pensar no Minecraft como um playground virtual, onde as crianças podem encontrar seu próprio nicho, pois podem escolher entre uma ampla variedade de atividades e estilos de jogos. A personalidade e o comportamento Togelius estudou como o comportamento dos jogadores do Minecraft revela aspectos de suas personalidades. Ele argumenta que, devido à liberdade que é dada aos jogadores, é mais fácil para eles se expressar no jogo do que em clássicos de arcade como asteróides, onde precisam jogar pedras que caem do espaço. Como parte do estudo, Togelius e seus colegas pediram aos participantes adultos que respondessem a um questionário sobre suas personalidades. Em seguida, eles compararam os resultados com a forma como cada participante jogou Minecraft. O comportamento dos participantes do jogo apresentou correlação com certos traços de personalidade. “A independência é fortemente vista no jogador que não termina a missão principal do jogo”, diz Togelius. Além disso, as pessoas que disseram que carregam fortes valores familiares pareciam demonstrar isso, mesmo que inconscientemente, dentro do jogo. “Eles constroem casas e fortalezas com cercas”. Embora Togelius não tenha repetido o estudo com crianças, ele diz que não ficaria surpreso se suas personalidades também falassem no jogo. O estudo também revelou que os jogadores do Minecraft tendem a se diferenciar da população em geral, sendo significativamente mais curiosa e menos motivada por desejos de vingança. A diversidade de possibilidades nos jogos de sandbox ajuda a garantir um apelo mais amplo, diz Bailey Brashears, psicóloga da Texas Tech University, que publicou no ano passado uma tese sobre como o Minecraft pode ser usado como uma ferramenta de pesquisa psicológica. Brashears identificou cinco aspectos distintos oferecidos pelo jogo: socialização, a oportunidade de se sentir competente por meio de combate ou exploração, engenharia, criatividade e sobrevivência. “A maioria dos jogos oferece apenas um ou dois desses elementos”, diz Brashears. “Você tem jogos mais focados no aspecto social e na sobrevivência, como o Fortnite”, explica ele. A psicologia por trás do fascínio de crianças com Minecraft Alamy via BBC, é claro que a quantidade de tempo que as crianças brincam do Minecraft também gera preocupações mais amplas sobre a exposição excedente às telas. Mas Minotti ressalta que as crianças também fazem outros tipos de atividades – elas adoram jogar basquete, por exemplo. Ainda assim, às vezes ele precisa lembrá -los de brincadeiras não excessivas e supervisionar os pedidos de amizade on -line. “Não os deixamos livres para fazer o que querem na internet”, diz ele. A Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças no Reino Unido (NSPCC) publicou diretrizes sobre como manter as crianças seguras enquanto jogam Minecraft ou tais jogos. Há relatos de casos graves envolvendo abuso infantil e minalidade de menores em Minecraft. Recentemente, o chefe executivo da Roblox, outro tipo de jogo que permite que as pessoas criem, gerou um intenso debate, dizendo que os pais devem manter seus filhos longe das plataformas de jogo se estivessem preocupadas com a exposição a conteúdo prejudicial. No geral, Minotti se sente confortável por as crianças gastarem muito tempo jogando Minecraft. Segundo ele, além de ter controle sobre o que as crianças estão fazendo, elas brincam usando a criatividade. “Eu vejo isso como um playground digital”, diz ele. Ferramenta de aprendizado O grande apelo do Minecraft também está em sua capacidade de conectar pessoas de novas maneiras. Os professores universitários, por exemplo, usaram o Minecraft para ensinar on-line durante os primeiros anos da pandemia Covid-19. Na Irlanda, os professores do ensino fundamental relataram ter sucesso em envolver os alunos nas aulas por meio da plataforma de educação do Minecraft – uma versão do jogo para atividades escolares – de acordo com uma pesquisa de Éadain Slattery, Professor de Psicologia da Universidade Technógica do Shannon Centro -Oeste. Ela entrevistou 11 professores no país para um estudo financiado pela Microsoft, proprietário da Minecraft. E ele cita o exemplo de um professor que decidiu criar um jogo na Minecraft Education para ajudar os alunos a aprender gaélico. “Ele falou sobre como criar restaurantes e diferentes tipos de comida no Minecraft ajudaria os alunos a aprender novas palavras”, disse ele. Outras pesquisas apontam que o uso do Minecraft nas salas de aula pode aumentar a motivação dos alunos para tarefas escolares, resolução de problemas, leitura e escrita, entre outras habilidades. Talvez as atividades educacionais da Minecraft estejam desfrutando do “estado de fluxo” assim chamado, um alto nível de concentração e foco que os jogadores atingem quando estão imersos no jogo. Esse fenômeno está associado a diferentes tipos de atividade, mas é tão comum entre os fãs do Minecraft que se tornou um objeto de estudo. Isso ajuda a entender por que as crianças estão tão focadas no jogo que ignoram tudo o que acontece. A psicologia por trás das crianças com Minecraft Alamy via BBC, mas há evidências de que o Minecraft não é atraente para todos os públicos da mesma maneira e pode apresentar a desigualdade de gênero. Um estudo na Austrália, que entrevistou mais de 700 pais, revelou que, enquanto 54% dos meninos entre 3 e 12 jogam minecraft, apenas 32% das meninas nessa faixa etária também o fazem. Os autores do estudo dizem que é importante para jogos e plataformas on -line tentarem envolver as meninas tanto quanto os meninos, pois esses jogos ajudam as crianças a desenvolver habilidades digitais de que precisam quando crescerem. AJ Minoti, por exemplo, não se preocupa com as dificuldades que as filhas podem ter que se adaptar ao mundo digital. “O Minecraft é a praia deles”, diz ele. “Eu tenho que perguntar como mover as coisas.” E embora seus filhos também se divirtam construindo coisas com peças de Lego, Minotti diz que não tem espaço para manter tantos quarteirões em casa. No final, o Minecraft oferece uma solução prática: “É como ter todas as peças de Lego que você pode imaginar”, diz ele. Veja mais em: ‘Rotten Brain’ Técnica: os alunos usam aplicativos que transformam textos longos em vídeos curtos, os riscos invisíveis do tiktok para crianças



Fonte g1

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