A Volkswagen mais uma vez estrelou um capítulo histórico no mercado automotivo brasileiro. Em apenas 50 minutos após o início oficial das vendas, o recém -lançado Volkswagen tera atingiu a marca impressionante de 12 mil unidades vendidasgerando uma receita estimada de R $ 1,5 bilhão. O desempenho é o maior registrado pela montadora para um modelo lançado em um único dia no Brasil.
A ação coloca a tera na frente do segmento lotado de SUVs compactosSuperando a velocidade de vendas rival direta, como Fiat Pulse e Renault Kardian. O desempenho do Lightning já projeta a Tera como um novo protagonista no portfólio da Volkswagen, seguindo as etapas icônicas do besouro e do GOL.
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Participação de versões nas vendas iniciais
Lançado oficialmente no mês anterior, o Tera Ele estreou com um lote promocional de 999 unidades por US $ 99.990, rapidamente esgotou. Hoje, a versão de entrada começa em R $ 103.990Enquanto o topo dos custos altos da linha R $ 139.990.
Entre as quatro versões oferecidas, a mais procurada foi a mais cara. O modelo Alto representado 41% das vendas iniciaisseguido de configurações de conforto (28%), MPI (20%) e TSI MT (11%). Os dados revelam uma tendência de apreciação por versões mais completas, com maior apelo tecnológico e de conforto.
Preços e equipamentos: o que oferece a cada versão
Tera MPI MT – R $ 103.990
Versão de entrada, o Tera MPI traz um bom pacote de padrão: seis airbags, painel digital de 8 ″, multimídia de 10,1 ″ com Android Auto e Apple Wireless CarPlay, frenagem de emergência, ar condicionado manual e rodas de calibre de 15 ″.
Tera Tsi MT – R $ 116.990
Possui o motor TSI de 1,0 Turbo 170, rodas de 16 ″, volante multifuncional premium e tecido aplicam -se ao painel.
Tera Comfort – R $ 126.990
Adicione a transmissão automática, ACC (Controle de cruzeiro adaptável), rodas de liga leve e oferece o ar condicionado climatônico.
Tera High – R $ 139.990
A versão superior inclui painel digital de 10,25 ″, rodas de 17 ″, carregador de indução, assentos de couro sintético e detalhes sustentáveis do painel.
Pacotes opcionais
- Roupa a cidade (R $ 2.300): Look exclusivo com teto preto e logotipo diferenciado.
- ADAS (R $ 2.839): Pacote de assistência ao sensor de ponto cego, assistente de atletismo e assistência ao parque.
Desempenho e consumo: entre urbano e estrada
Motores e transmissões
Tera usa dois motores principais: os 1,0 mpi aspiraram até 84 hp (nas versões de entrada) e o 1,0 turbo 170 tsi até 116 hp (da versão TSI). A transmissão pode ser o manual de cinco velocidades ou seis automáticos (em conforto e versões altas).
Aceleração e consumo:
Versão | Motor | 0-100 km/h | Consumo G (cidade/estrada) | Consumo e (cidade/estrada) |
---|---|---|---|---|
Mpi mt | 1,0 mpi | 13.8 s | 13.2 / 14,7 km / L | 9.1 / 10,2 km / l |
TSI MT | 1.0 Turbo | 10.1 s | 12,9 / 15 km / L | 9,0 / 10,3 km / L |
Conforto/alto em | 1.0 Turbo | 11.7 s | 12.2 / 14,5 km / L | 8.6 / 10,3 km / l |
Design, cores e espaço interno

O SUV compacto foi construído na plataforma MQB A0o mesmo usado no pólo e nivus. 4,15 metros de comprimento e 1,78 m de largura, a Tera oferece espaço interno razoável para a categoria, destacando o Trunk de 350 litros.
Na configuração online, o Volks oferece seis opções de cores, com o Ninja O único sem custo adicional. Tons de metal, como azul do Ártico e Red Hypernova, adicione R $ 1.750 pelo preço final.
Impacto no mercado e projeções
O desempenho meteórico da Volkswagen sinalizará uma reviravolta estratégica para a marca no Brasil. Após anos de foco em restiliações e atualizações incrementais, a Volkswagen agora aposta em um Produto não publicado, com forte apelo comercial e tecnológicoApondo principalmente o consumidor jovem e urbano.
Os analistas do setor já projetam que o Tera pode se tornar um dos três SUVs mais vendidos do país até o final de 2025, especialmente se mantiver o ritmo de marketing e expandir sua oferta para incluir versões híbridas ou de tração de rodas inteiras.
Conclusão
O sucesso inicial da Volkswagen Tera não é apenas dados de vendas pontuais. É a materialização de uma estratégia de produto bem executada, que alinha a tecnologia, preço competitivo e percepção de valor para o consumidor brasileiro. A aceitação instantânea do público prova que o segmento SUV compacto ainda está aumentando e que há espaço para inovações – mesmo em categorias saturadas.
Agora resta agora se o modelo conseguir manter a respiração nos próximos meses e se consolidar como um dos carros mais importantes da nova fase da Volkswagen no Brasil.